domingo, 28 de novembro de 2010

O mais ilustre piodozense
















Poucos piodozenses sabem disso: um dos maiores artistas plásticos da atualidade nasceu aqui, em Pio XII. Trata-se de Marcone Moreira, de apenas 28 anos.

Tive a honra de conhecer Marcone ainda criança, antes dele se mudar para Marabá, aos 14 anos. Era um menino curioso e inquieto que adorava desenhar.

Marcone vive e trabalha em Marabá (PA), mas suas obras já foram vistas por todo o Brasil, além de França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos.

Um pouco desse grande artista e do caminho trilhado pela sua curiosidade e inquietação:

“Desde 1998, vem participando de diversas exposições pelo país e no exterior. Sua obra abrange várias linguagens, como a produção de pinturas, esculturas, vídeos, objetos, fotografias, e instalações. Prêmios: Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística, Instituto de Artes do Pará, premiado no X e XV Salão da Bahia, Prêmio Projéteis de Arte Contemporânea, Funarte e premiado no Programa de Exposições do Centro Cultural São Paulo; Bolsa Pampulha, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte e XXII Salão Arte Pará, Belém. Individuais: 2007, Arqueologia Visual, Espaço Cultural Banco da Amazônia, Belém e Margem, na Galeria Lurixs-RJ. 2006, Vestígios, Museu de Arte da Pampulha, Belo Horizonte. 2005, Vestígios, Galeria Virgilio, São Paulo. Coletivas: 2009, Nova Arte Nova, CCBB, São Paulo; 2008, Arco, Feira de Arte Contemporânea, Madri, Espanha; Os Trópicos, CCBB, Rio de Janeiro e Museu Martin-Gropius-Bau, Berlim, Alemanha. 2007, PINTA, Feira de Arte Contemporânea, Nova York. 2005 Amálgamas, em Mantes-la-Jolie na França e Desarranjos, Museu do Marco, Vigo, Espanha. 2003, Panorama da Arte Brasileira, MAM-SP.” (Texto do blog do artista)

“... É desse lugar de intensa movimentação de pessoas e cargas (lá se cruzam dois rios, a rodovia Transamazônica e a ferrovia Carajás) que vem quase todo o material – descarte de coisas que não possuem mais a sua funcionalidade original – que o artista seleciona, secciona, agrupa e resignifica como coisa sua.” (Moacir dos Anjos, 2005)

“Apesar de jovem, Marcone surpreende pela maturidade de seu trabalho, que se utiliza de várias linguagens, como escultura, pintura, vídeo, objetos e fotografias.” (Sérgio Bastos)

E aqui vamos torcendo para que você continue fazendo coisas incomuns nas coisas e espaços comuns e continue trazendo beleza e esperança para o mundo.

Para conhecer um pouco mais de Marcone, visite o seu blog:

http://marconemoreira.blogspot.com/

Acima, fotos do artista e de algumas de sua obras.

2 comentários:

  1. Engraçado!

    Eu fui ao blog dele e cliquei no link "O GLOBO, 10/04/2010 - Suzana Velasco.

    E ao ler a reportagem publicada no "Segundo Caderno", no inicio do texto não faz referencia de que o tal Marcone Moreira é de Pio XII, só diz que é maranhense, e inclusive, o ser maranhense tem menos ênfase quando comparado ao termo "vivi no interior do Pará".
    O intrigante é que a origem dele não é citada no texto. Erro do jornalista ou autorização do proprio marcone moreira pra ser assim?
    Tens vergonha em dize que és de PIO XII, meu chapa!

    ResponderExcluir
  2. gostei da reportagem, e ja vi varias vezes falar desse rapaz masi soube que era meu conterraneo de Pio XII. bom saber que existe gente de Careter e competencia numa cidade pacata e estrovertida,
    nao de gente que quer se aproveitar de gente inocente como sao os politicos daí.
    Obrigado por esse site existir so assim nós que moramos fora dai possamos saber um pouco do que acontece na cidade e regiao.
    parabens Gilcenio,Annes e familia.

    ResponderExcluir